Professor da FATEC Marília é colaborador do evento gastronômico e decorativo "Degustar 2010"

Prof. Dr. Luiz Fernando Santos Escouto é um dos colaboradores do evento gastronômico e decorativo "Degustar 2010"

Comportamento

Gastronomia e o Prazer de Comer

“Diante do estado de mal-estar do existir atual, próprio de nossos dias e sociedade, está entre os mais valorizados prazeres e procurados pelo ser humano: o prazer de comer. E como o objetivo da arte de cozinhar é criar condições para se obter o máximo de prazer para quem come, isto quer dizer que há muito tempo estão (inter)ligados prazer e gastronomia. Esta última com o poder de movimentar e excitar os sentidos como a visão, a olfação, a gustação, a audição e a sensibilidade cutânea, sensibilizando assim o corpo inteiro, tem pro principal preocupação, gerar a maior satisfação sensorial e sensual possível por meio do alimento e da experiência alimentar.

Para Brillat-Savarin a gastronomia permite fazer de cada refeição um (pré)texto para prazeres e, neste sentido, o prazer da mesa pode nos preparar para outros prazeres e também nos consolar ou compensar perdas. Prazer em falar de cozinha fina, prazer de fabricar, inventar, confeccionar pratos para quem amamos. Prazer de provar, saborear, apreciar, julgar, comentar.

Hoje o gourmet é um consumidor mais avisado e interessado em tudo que come e bebe e isto ocorreu por ser uma pessoa que aprendeu a degustar prazerosamente os alimentos. Há quem diga que o prazer de comer uma boa comida é mais uma experiência sensorial do que intelectual. Do ponto de vista da formação do gastrônomo, me permito dizer, que são dois momentos distintos, e não excludentes, ambos marcados pelo sensível e pelo inteligível.

Comida é coisa séria e para se poder valorizar na criação de pratos, onde já reside o prazer, o processo de (re)interpretação de receitas tradicionais, partindo-se da cultura e ingredientes locais numa abertura ao novo revendo o passado, inevitavelmente alude-se a ética alimentar. Por isso é necessário termos na sociedade uma pluralidade de opiniões a respeito da comida saudável e tradicional. Portanto, a cozinha e gastronomia voltadas para o prazer devem estar aliadas a memória gustativa e ao mesmo tempo serem modernas, além de se comprometerem com a produção de degustações estéticas e elegantes, e por isso, suavizadoras do mal-estar. ”

Prof. Dr. Luiz Fernando Santos Escouto_________
Análise Sensorial de Alimentos - Nutrição e
Processamento de Alimentos - FATEC - Marília/SP

 

Fonte: "Revista Degustar 2010"