André Bastianic Pavan Silva, aluno de Gestão Comercial da Fatec Marília, conta como foi a experiência de fazer intercâmbio cultural para Inglaterra.

Publicado em: 03/05/2023

O aluno de Gestão Comercial da Fatec Marília, André Bastianic Pavan Silva, conta sobre sua experiência em fazer um intercâmbio cultural através do Centro Paula Souza, com a Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), que visa promover a cooperação entre o Centro Paula Souza (CPS) e universidades, empresas e centro de pesquisas internacionais. O intercâmbio foi realizado através de um processo seletivo para estudantes das Fatecs, sendo concedidas oitenta e quatro bolsas para realizar um curso intensivo de Língua Inglesa na Inglaterra ou Irlanda.

Segue a entrevista realizada com o aluno de Gestão Comercial, André Bastianic Pavan Silva:

Como você soube do intercâmbio e como foi todo o processo de preparação para a viagem?

Eu obtive conhecimento do intercâmbio através do portal SIGA, onde sempre é comunicado algumas oportunidades oferecidas pela Fatec e os intercâmbios culturais através da ARInter.

Foi tudo muito organizado pela ARInter, que é a assessoria de relações internacionais do centro Paula Souza. Foram realizadas várias reuniões pelo Teams, e muitas orientações da agência que iria cuidar dos procedimentos para realização do intercâmbio.

Eles auxiliaram em tudo, inclusive na orientação pra confecção do passaporte e a quantidade de roupas que deveríamos levar.

Porque escolheu a Inglaterra?

Na questão da escolha do pais, poderia ter sido Inglaterra ou Irlanda, mas o processo foi através de sorteio.

Como foi a chegada, conte sobre a diferença de clima, e como foi o auxílio pela organização do intercambio?

Foi tudo perfeito, extremamente bem planejado, havia pessoas no aeroporto nos esperando, táxis levaram os alunos para suas respectivas casas onde também fomos muito bem recebidos.

Saí do Brasil de bermuda, pois fazia calor e ao chegar a Londres, após 14 horas de viagem, estava fazendo 2 graus, passei um pouco de frio.

A agência cuidou de tudo, inclusive dos detalhes, até bolsa e materiais nós ganhamos, sempre nos perguntavam se estávamos bem, se estávamos gostando, muito atenciosos.

Conte como foi a experiência de ter conhecido uma cultura diferente, questão de educação, costumes, alimentação entre outras curiosidades?

Foi uma experiência transformadora, pois a cultura é muito diferente, os ingleses não são calorosos como os latinos, e as pessoas não costumam responder "bom dia" para estranhos, ainda mais com sotaque latino, pois muitos acham que falamos espanhol.

Em Londres se usa muita pimenta nos pratos, muita mesmo, algumas vezes nem conseguia comer, além da comida deles ser menos saborosa que a nossa e o café deles não é dos melhores.

Uma outra curiosidade é que muitos lugares possuem apenas um banheiro unissex, onde entram homens e mulheres ao mesmo tempo para aguardar na "cabine" onde fica o vaso sanitário, e não possuem lixo, os papéis são jogados direto no vaso em todos os locais, inclusive em casa. Além de não entrarem com calçados em casa, eles ficam na porta do lado de fora, e, praticamente, todos os estabelecimentos possuem aquecedores.

Sobre o curso de inglês em outro país, a aprendizagem é diferente, mais proveitosa, como são os métodos de aprendizagem?

É diferente sim, eles fazem brincadeiras e até gincanas durante as aulas, as provas são com consultas, e não existe o medo ou a pressão que o ensino algumas vezes impõe aqui no Brasil. O mais interessante é que na sala de aula havia pessoas de vários países diferentes, e todos tiveram que aprender a conviver com as diferenças culturais, como a convivência com muçulmanos por exemplo, é um pouco diferente.

Além do professor não falar português, por exemplo, aliás, quase ninguém falava português na escola, então é uma experiência muito imersiva, e que agrega muito.

Conheceu pontos turísticos?

Sim, conheci muitos museus, desde o museu de História Natural até o Palácio de Buckingham. Por exemplo, fomos à praia, visitamos o local onde a rainha Elizabeth morava, vimos o Big Ben, visitamos bairros famosos como Notting Hill, Camden Town onde fica a estátua da Amy Whinehouse, além da Oxford Street que é muito famosa, fomos à London Eye, à London Bridge, andamos muitos por toda a cidade.

Para concluir, em sua opinião, valeu a pena participar do intercâmbio, teve total segurança e apoio dos organizadores, foi uma experiência que lhe agregou conhecimento diferenciado, você indicaria para outros alunos participarem?

Foi uma experiência incrível, transformadora, recebemos toda a assistência possível, desde agência que cuidou do intercâmbio, até a escola que estudamos, a qual tinha uma estrutura magnífica, localizada no centro de Londres.

Agregou muito, não só no meu currículo, mas na minha vida pessoal mesmo, foi uma experiência que me ensinou muita coisa, como ter resiliência, enfrentar novos desafios de peito aberto, elevar minha autoconfiança.

Mas se tem uma lição que tirei de tudo isso é que sempre devemos acreditar em nós mesmos, e encorajo qualquer pessoa que queira vivenciar um desafio num país diferente. Sem dúvida, vale muito a pena.