PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS

Publicado em: 20/08/2018
logo-fatec
A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) – Assessoria Técnica da Superintendência convida os interessados a se inscrever no Processo Seletivo para concessão de 10 (dez) bolsas do Programa Santander Bolsas Ibero-Americanas Graduação Edição 2018, instituído pelo Santander Universidades, do BANCO SANTANDER (Brasil) S/A. As condições de participação dos alunos neste programa são orientadas por Edital e demais critérios instituídos pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter). O Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades tem como objetivo fundamental contribuir para incrementar a qualidade da formação dos alunos das instituições participantes por meio do intercâmbio de estudantes de ensino superior de instituições brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, porto-riquenhas, peruanas e uruguaias. As vagas para cursar um semestre acadêmico com isenção de taxas serão concedidas pelas instituições de destino conveniadas ao Santander Universidades e que mantêm acordos de cooperação estabelecidos com o Centro Paula Souza (CPS), a saber: Universidad Católica de Salta (Argentina); UCEL – Universidad del Centro Educativo Latinoamericano (Argentina); Universidad Técnica Federico Santa Maria (Chile); Universidad Nebrija (Espanha); Universitat de Barcelona (Espanha); Universitat de Girona (Espanha); Universidad de Colima (México); Universidad Del Caribe (México); Universidad Politécnica de Sinaloa (México); Universidad Veracruzana (México); Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal); Instituto Politécnico de Guarda (Portugal); Instituto Politécnico de Santarém (Portugal). O valor unitário de cada bolsa-auxílio , para os estudantes beneficiários das mesmas, sem distinção do país de destino do intercâmbio, será de R$11.674,50 (onze mil, seiscentos e setenta e quatro reais e cinquenta centavos), correspondente a €3.000,00 (três mil euros), mediante conversão efetuada com base na cotação do valor de venda do Euro publicada pelo Banco Central do Brasil, R$ 3,8915, relativa à data de lançamento do PROGRAMA, dia 10/01/2018, não havendo alteração em função de eventual variação cambial. Para participar do Processo de Seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades edição 2018, alunos dos cursos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), que atendam cumulativamente, os seguintes requisitos: a) Ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Centro Paula Souza e/ou pelo Santander Universidades; b) Estar cursando o 2º, 3º ou 4º semestre ou ter Percentual de Progressão (PP*)[1] equivalente a esses semestres no curso em que está matriculado; c) Não estar em situação acadêmica de “TRANCADO”, “LICENÇA GESTANTE” e “LICENÇA SAÚDE”; d) Ter nível mínimo de espanhol intermediário (B2); e) Conhecer o teor do presente Edital e estar de acordo com ele. Está impedido de participar Programa de Bolsas Ibero-Americanas, além daqueles que não se enquadrem nos requisitos estabelecidos pelo item 2.1 acima, todos os funcionários e estagiários do Santander, bem como todas as pessoas envolvidas de alguma maneira no desenvolvimento do presente Programa, seus cônjuges e parentes até o segundo grau, sob pena de desclassificação. Para a inscrição: O candidato interessado em participar do Processo de Seleção deverá obrigatoriamente, seguir os passos descritos abaixo: a) Acessar o sistema da Assessoria de Relações Internacionais do CPS (ARInter), por meio do endereço http://104.41.44.121:8080/wordpress/intercambios/, e realizar sua inscrição no processo de seleção até as 23h59 do dia 12 de setembro de 2018; b) Acessar também a página web do Programa Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades, ( https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/internacionais/Paginas/ibero-americanas.aspx# ), realizar sua inscrição e imprimir o comprovante até as 23h59 do dia 12 de setembro de 2018. Observação importante: O sistema de inscrições do portal da ARInter é integrado ao sistema acadêmico SIGA. Os alunos das Fatecs que não utilizam esse sistema devem fazer sua inscrição junto à de Secretaria Acadêmica de sua unidade, respeitando o período de inscrições estabelecido neste edital e os horários de funcionamento dela além de realizar a inscrição na página web do Santander. Ao realizar sua inscrição no processo de seleção da ARInter, o candidato deverá indicar 03 (três) IES estrangeiras dentre as constantes do item 1.1 do edital, na ordem de sua preferência. As informações prestadas quando da inscrição online devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato, ficando este ciente de que a prestação de falsa informação, omissão ou erro implicará a exclusão do candidato do processo seletivo, a qualquer momento. Não serão válidas as inscrições efetuadas de maneira incompleta, erroneamente ou que não tenham sido devidamente submetidas. Para saber mais sobre as etapas de seleção é imprescindível acessar o Edital (http://104.41.44.121:8080/wordpress/2018/08/13/edital-ari-no-011-2018-edital-do-processo-de-selecao-para-o-programa-de-bolsas-ibero-americanas-do-santander-universidades-edicao-2018/edital-ari-011-2018-bolsas-iberoamericanas-santander-2018-retificado-assinado/)