A aluna de Gestão Comercial da Fatec Marília, Mirielen da Cruz Santiago, conta como foi a experiência de fazer o intercâmbio de idioma espanhol na Argentina.

Publicado em: 30/08/2023

A aluna de Gestão Comercial, Mirielen da Cruz Santiago, acabou de realizar o intercâmbio de duas semanas na Argentina para cursar espanhol através de uma iniciativa promovida pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS). Mirielen comenta como foi a experiência de viajar para outro pais, estudar e conhecer uma cultura totalmente diferente.

Como você soube do intercâmbio e como foi todo processo de preparação para a viagem?

“Fiquei sabendo através da professora Profa. Dra. Eloiza, professora de espanhol da Fatec Marília. O processo para a preparação da viagem foi um pouco trabalhoso visto que não contemplava todos os custos”.

Porque você preferiu participar deste processo de intercâmbio?

“Me interessei em participar pois obtive boas notas em espanhol, e o critério de avaliação era o aproveitamento de estudo”.

Como foi a chegada e o auxílio para a organização do intercambio?

“Em relação à chegada no país foi tudo por conta minha, então tive que pesquisar muito e achei alguém que fizesse translado até a casa de família que eu iria ficar. Lá fui muito bem recebida, fiquei com alguém que sabia o que estava fazendo, que falava até mesmo meu idioma, o que de início me deixou bem confortável. Em relação à organização que realiza o intercâmbio, tive que ser um pouco insistente, pois meu prazo era curto e eles demoravam a responder, porém, antes da viagem, fizeram uma chamada de vídeo com a instituição de ensino que eu iria realizar o curso, o que me ajudou a tirar algumas dúvidas”.

Conte como foi a experiência de ter conhecido uma cultura diferente, questão de educação, costumes, conheceu pontos turísticos, alimentação entre outras curiosidades?

“Minha experiência foi muito agradável, fiquei em Buenos Aires e lá estão acostumados com brasileiros, tanto que encontrei vários por lá. Achei uma cidade muito linda e limpa, os meios de transporte metrô e ônibus são muito baratos e funcionam muito bem, na maioria dos pontos turísticos você conseguia chegar através do metrô. Vi muitas construções antigas, porém conservadas, achei a arquitetura muito bonita. Em relação à alimentação, lá se come muito massa, carnes e batatas e o vinho está sempre presente. Conheci vários pontos turísticos, como o museu Malba onde está exposta a famosa obra Abaporu de Tarsila do Amaral, estava tendo uma exposição da Frida Kahlo também. Conheci Caminito, um lugar pitoresco e muito charmoso, Praça de Maio onde está localizada a Casa Rosada, Catedral, Centro Cultural Kirchner, Porto Madero, Ponte das Mulheres, livraria El Ateneo, que funciona dentro de um antigo teatro, Floralis Generica que é uma escultura metálica de uma flor que se abre de acordo com o sol, Galeria Pacifico e Calle Florida, que é uma rua com várias lojas e muito conhecida”.

Sobre o curso de espanhol em outro país, a aprendizagem é diferente?

“Valeu muito a pena, foi uma experiência única e para a vida toda, não apenas aprender, conhecer outro país é fantástico. Com toda certeza, aprender em um país de língua espanhola faz diferença. O fato de estar em contato com a língua o tempo todo agrega muito”.

Para concluir, em sua opinião, valeu a pena participar do intercâmbio, teve total segurança e apoio dos organizadores, foi uma experiência que te agregou conhecimento diferenciado, você indicaria para outros alunos participarem?

“Em relação aos organizadores, no começo me senti perdida, pois tinha poucos dias para resolver muita coisa, tive 11 dias para ver passagem, seguro viagem, arrumar as malas e deixar minhas coisas em ordem aqui no Brasil. A demora em me informar a data de ida acabou deixando minha passagem mais cara, comprei ela faltando 6 dias para o embarque. Porém, no fim, deu tudo certo e ficou tudo bem. Indicaria sem dúvidas, pois o conhecimento e experiência são para a vida, e ganhar algo assim, simplesmente por mérito seu, por seus esforços e dedicação em estudar me fez se sentir recompensada”.