Tecnologia em Alimentos

Perfil Profissiográfico do Tecnólogo

No ambiente das empresas é fato a ocorrência de profundas alterações em sua forma de atuação, o que ocasiona a exigência de plena harmonia entre inovação tecnológica, estrutura e colaboradores com a própria matriz organizacional. A competitividade de uma empresa resulta da habilidade de seus dirigentes em administrar, de forma integrada, esses parâmetros em direção às crescentes e rigorosas exigências de atualização do mercado.

A atuação do Tecnólogo pode se estender desde a criação, absorção, domínio, digestão e difusão dos conhecimentos, atingindo pleno atendimento das necessidades estabelecidas pelo mercado. Tal profissional é capaz de oferecer soluções criativas e de participar de equipes habilitadas na concepção e desenvolvimento de soluções.

O Tecnólogo é o agente capaz de conduzir o processo de inovação, inserindo-o harmonicamente, dentro do contexto mercadológico das organizações. É capaz ainda de colocar as forças da natureza e seus recursos a serviço da sociedade, no atendimento de suas necessidades.

O Tecnólogo é visto como o profissional que busca sistematicamente ampliar seus conhecimentos, habilidades e aptidões, não só no âmbito tecnológico, mas também no humanístico a fim de aperfeiçoar as comunicações e relações humanas a fim de contribuir para o desenvolvimento e inovação da transformação da matéria prima em produtos ofertados à sociedade.

O Tecnólogo em Alimentos é o profissional que planeja, executa, coordena, controla e supervisiona processos de produção de alimentos e de bebidas. Participa de pesquisas para melhoria, para adequação e para o desenvolvimento de novos produtos e processos. Planeja, realiza e coordena inspeções sanitárias na indústria de alimentos e em ramos afins. Implanta sistemas de garantia da qualidade de alimentos, atendendo normas e padrões nacionais e as exigências do mercado internacional. Orienta as atividades relacionadas à manutenção de equipamentos empregados nos processos das indústrias de alimentos. Controla a qualidade de serviços de alimentação, objetivando a proteção à saúde dos consumidores. Gerencia serviços de atendimento a consumidores de indústrias de alimentos.


Fatec Marília

Faculdade de Tecnologia "Estudante Rafael Almeida Camarinha"

Av. Castro Alves, 62 - Somenzari - Marília/SP - 17.506-000

(14) 3454-7540 - (14) 99647-7741

Siga-nos

Créditos

Pixabay

Copyright © 2006 - 2024 Fatec Marília. Todos os direitos reservados.