Fatec Marília e Centro Paula Souza

A Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha (FATEC Marília) foi criada em 2 de março de 2006 pelo Decreto nº 50.575 e iniciou suas atividades acadêmicas em 22 de março de 2006 com o curso de Tecnologia em Alimentos. Possui instalações no prédio da rua Castro Alves, nº 62. Atualmente oferece os cursos presenciais de Gestão Comercial (noite), Tecnologia em Alimentos (manhã e noite) e o curso de Gestão Empresarial na modalidade EAD. Sua missão é "Formar profissionais competentes e éticos, capazes de enfrentar desafios na busca do desenvolvimento tecnológico, social e econômico".

As Fatecs são unidades do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, reconhecido em setembro de 2021 como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), é a maior rede estadual de ensino profissional da América Latina, oferecendo ensino de qualidade para mais de 322 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superior tecnológico.

O Centro Paula Souza está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e foi criado pelo Decreto-Lei de 6 de outubro de 1969, com a missão de organizar os primeiros cursos superiores de tecnologia, mas no decorrer das décadas, acabou englobando também a educação profissional.

Com a missão de “promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando ao desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo, o CPS administra atualmente 223 (duzentas e vinte e três) Escolas Técnicas de Ensino Médio (Etecs) e 74 (setenta e quatro) Faculdades de Tecnologia de Ensino Superior (Fatecs), sediadas em 369 (trezentos e sessenta e nove) diferentes municípios distribuídos nas regiões do Estado de São Paulo.

As Fatecs atendem mais de 94 mil alunos matriculados em 86 (oitenta e seis) cursos de graduação tecnológica, nas mais diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, Saúde, entre outras.

 

A cidade de Marília

Fundada em 1929, a cidade de Marília situa-se na região Centro-Oeste Paulista, distante 443 km da capital do estado. O município tem uma área total de 1.170 km2 e sua população estimada é de 240 mil habitantes.

Por meio de pesquisa realizada pela FIPE-USP, Marília ficou em 1º lugar em Desenvolvimento do Estado. Foi apontada pela UNICEF como Cidade Amiga da Criança e também reconhecida pelo Instituto Ayrton Senna como cidade Modelo de Educação.

A região de Marília, que engloba 54 municípios, apresenta três eixos industriais claramente identificados: eletrometal mecânico, alimentício e de tecnologia da informação. No comércio, apresenta duas classes: comércio interno e comércio externo e, ainda, o comércio varejista e atacadista. Outra atividade de destaque da economia regional é a agricultura, com vários produtos em lugar de destaque no ranking nacional de produção e a indústria pecuária. Além disso, Marília é um importante polo de educação e saúde para o qual convergem os moradores da região em busca de ensino e serviços médicos.


Fatec Marília

Faculdade de Tecnologia "Estudante Rafael Almeida Camarinha"

Av. Castro Alves, 62 - Somenzari - Marília/SP - 17.506-000

(14) 3454-7540 - (14) 99647-7741

Siga-nos

Créditos

Pixabay

Copyright © 2006 - 2024 Fatec Marília. Todos os direitos reservados.