Alunos da Etec/Fatec visitam o Projeto Doce Futuro

Publicado em: 09/04/2022
Alunos da Etec/Fatec visitam o Projeto Doce Futuro

Ao lado da professora Renata Bonini Pardo, alunos conheceram a estrutura e receberam aula de educação ambiental sobre abelhas nativas sem ferrão

Nesta quinta-feira, dia 7 de abril, alunos da Etec/Fatec visitaram o Projeto Doce Futuro, onde receberem aula de educação ambiental sobre abelhas nativas sem ferrão.

Na ocasião, os meliponicultores Fernando Garcia e Johnny Thiago Santana palestraram sobre as espécies e sua importância para o meio ambiente, e explicaram os objetivos do projeto, convidando os alunos a fazerem parte deste marco histórico na cidade.
Monitorados pela professora Renata Bonini Pardo, alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio conheceram a estrutura e receberam aula de educação ambiental sobre abelhas nativas sem ferrão.
Johnny Thiago Santana, coordenador do projeto, destaca a importância da visita destes alunos, inaugurando o Centro de Educação Ambiental.
“Marília vem passando por uma grande transformação ambiental e conseguimos apoio do poder público para introduzirmos na cidade o primeiro meliponário totalmente legalizado e licenciado. A ideia é propagar o conhecimento sobre a importância das abelhas na polinização das plantas e os benefícios do mel e do própolis em nossa saúde”, disse o coordenador.
A professora de Tecnologia em Alimentos, Renata Bonini Pardo, explica os impactos positivos do projeto.
“Conhecemos um grande projeto hoje, onde nossos alunos aprenderam sobre as variedades das espécies de abelhas nativas e sua importância para o equilíbrio ambiental. Soma-se este grandioso projeto em uma área totalmente reflorestada, com duas nascentes desassoreadas e protegidas, abrigando o sistema agroflorestal, temos um espetáculo ambiental acontecendo na área urbana de nossa cidade. Esperamos que este projeto inspire outros marilienses a cuidarem do meio ambiente em seus bairros, onde, como consequência, teremos uma cidade mais agradável para vivermos”, afirmou a professora.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, agradece a participação dos alunos e convida as escolas e universidades interessadas a visitarem o projeto.
“Os projetos Doce Futuro e AgroFloresta têm menos de um ano, porém já se destacam em meio a área urbana. Os moradores no entorno sofriam com descartes de lixo clandestinos e queimadas, além da proliferação de animais nocivos como escorpiões, ratos, baratas e mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya. Hoje, o verde toma conta do local, com água brotando do solo, visitado por diversas espécies animais, como seriemas, saguis e tucanos, por exemplo. Conforme o projeto for se desenvolvendo, certamente teremos uma grande variedade da fauna regional abrigada nestas matas, devidamente cercada e protegida. Destacamos o empenho destes marilienses que, através desta parceria com o poder público, estão melhorando o bairro que moram”, disse o secretário.
Os Projetos Doce Futuro e AgroFloresta estão implantados no bairro Maracá e, além das ações já desenvolvidas, estão produzindo uma horta urbana e iniciando estudos sobre o cultivo de ervas caseiras e medicinais. Todo trabalho é acompanhado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, através dos Gestores Ambientais da Divisão do Meio Ambiente e equipe do Programa Município Verde Azul Marília.

Publicação original: Prefeitura Municipal de Marília
Fonte: https://www.marilia.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/11359/alunos-da-etecfatec-visitam-o-projeto-doce-futuro