Alunos da Fatec Marília iniciam projetos reais em parceria com empresas no curso de DSM

Publicado em: 26/03/2024

Na última segunda-feira, 25 de março, os alunos do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma (DSM) da Fatec Marília deram início a uma emocionante jornada prática com o programa EmpreendiTech. Este programa pioneiro consiste no desenvolvimento de projetos reais propostos por empresas parceiras, integrando-se às disciplinas específicas do semestre do curso.

Sob a tutela do Prof. Marcel Santos, na disciplina de Modelagem de Banco de Dados, os alunos terão o privilégio de contar com o acompanhamento do experiente DBA da DSIN, Sandro Rocha, e a supervisão de Barbara Portela, Diretora da DSIN. A primeira aula foi marcada pela apresentação dos principais conceitos e demandas do mercado no campo de Banco de Dados, além da introdução ao desafio que será desenvolvido ao longo do semestre.

"Estamos extremamente felizes em fortalecer nossa parceria com a Fatec Marília, agora por meio da disciplina de Modelagem de Banco de Dados. Desde o primeiro contato com o Prof. Marcel, ficou evidente que o curso de DSM tem como objetivo primordial proporcionar qualidade, inovação e integração entre o meio acadêmico e o profissional", enfatiza Barbara Portela.

A DSIN, reconhecendo o potencial dessa colaboração e o impacto positivo na formação dos futuros profissionais de Ciência e Tecnologia, está entusiasmada em participar dessa expansão acadêmica. "Acreditamos na importância de oferecer uma imersão prática por meio de projetos reais. A proposta da Fatec Marília é extremamente positiva para impulsionar a capacitação e qualificação dos novos graduandos", destaca Barbara Portela.

O curso de DSM adota uma metodologia inovadora, colocando o aluno como protagonista em seu próprio processo de aprendizado. Os desafios são apresentados no início das disciplinas, e ao longo do semestre, os alunos trabalham para desenvolver soluções, culminando na apresentação final dos resultados. Além da formação técnica, os alunos também têm a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais como resiliência, trabalho em equipe e oratória.

Neste primeiro semestre, os alunos estão imersos em projetos desafiadores em parceria com as empresas DSIN, Eficaz Tecnologia e a Tray, abrangendo todas as seis disciplinas oferecidas. Essa experiência prática e colaborativa certamente proporcionará aos alunos uma base sólida para enfrentar os desafios do mercado de trabalho no setor de Tecnologia da Informação.

Venha você também para a Fatec Marília. Fique atento que as inscrições para o vestibular sairão em breve!!!