Alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos da FATEC Marília têm artigo publicado em conceituada revista internacional

Publicado em: 07/11/2023

Os alunos Yandra Cervelim Nunes e Gian de Oliveira Santos, ambos cursando o sexto termo do Curso de Tecnologia em alimentos, pela FATEC Marília, tiveram neste último dia 3, seu artigo intitulado: Sementes e subprodutos de amendoim (Arachis hypogaea L.) na síndrome metabólica e doenças cardiovasculares: uma revisão sistemática de estudos clínicos; publicado na conceituada revista internacional Phytomedicine.

A Phytomedicine publica estudos inovadores sobre eficácia, segurança, qualidade e mecanismos de ação de extratos vegetais específicos, fitofármacos e seus constituintes isolados. Isto inclui estudos clínicos, farmacológicos, farmacocinéticos e toxicológicos de medicamentos fitoterápicos específicos, preparações fitoterápicas e compostos purificados que possuem uma qualidade definida e consistente que garante atividade farmacológica reprodutível. Phytomedicine é o título que acompanha a revista de acesso aberto Phytomedicine Plus .

O estudo publicado teve como objetivo avaliar criticamente os efeitos do amendoim na síndrome metabólica (SM) e nos fatores de risco de doenças cardiovasculares (DCV) com base em estudos clínicos. E pode ser acessado AQUI

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte em todo o mundo. Os principais fatores de risco são hipertensão, diabetes, obesidade e aumento de lipídios séricos. Dezenove estudos foram incluídos na revisão e indicaram que o consumo de amendoim cru ou diferentes formas de alimentos processados ​​contendo produtos de amendoim e fitoquímicos poderiam melhorar parâmetros metabólicos, como glicemia, insulinemia, hemoglobina glicada, lipídios, índice de massa corporal, circunferência da cintura, índices aterogênicos e função endotelial.

As sementes e a casca do amendoim possuem um rico perfil fitoquímico composto por antioxidantes, como ácidos fenólicos, estilbenos, flavonóides e fitoesteróis. O consumo de amendoim pode proporcionar inúmeros benefícios à saúde, como efeitos antiobesidade, antidiabético, anti-hipertensivo e hipolipemiante. Consequentemente, o amendoim tem potencial para tratar DCV e neutralizar seus fatores de risco.

“Estou muito feliz e honrada com a Publicação, todo o trabalho foi realizado com muito empenho e dedicação e ver isso sendo reconhecido por uma revista com esse padrão é gratificante. O Centro-oeste Paulista, região na qual estamos inseridos, é a maior produtora de amendoim do país. Essa cultura gera emprego e renda a uma parcela significativa da nossa sociedade e mostrar que, além disso, ela também é capaz de promover a saúde é uma alegria. Espero que essa publicação seja seguida de muitas outras e que abra portas pra carreira de pesquisadora que almejo, deixar como legado conhecimento que transforme e melhore a vida das pessoas é o meu objetivo. Coloco-me à disposição pra parcerias em pesquisas futuras” disse a aluna Yandra Cervelim Nunes, que se forma ainda esse ano e que já foi aprovada no programa de Mestrado Acadêmico da FAMEMA (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília), ela planeja seguir carreira como pesquisadora e docente.

“Ver nosso trabalho sendo publicado me dá uma enorme satisfação,  foram meses de muita dedicação.  Esses anos na faculdade foram muito bons,  contamos com apoio de ótimos professores que acrescentaram muito a minha vida, espero que agora depois de formado, consiga melhorar minha posição no trabalho e construir uma carreira sólida e promissora”, disse o aluno Gian de Oliveira,bque atualmente trabalha na Coca-Cola.

Para a realização do artigo, os alunos contaram com a orientação da Prof. Dra. Sandra Maria Barbalho, a colaboração da Prof. Dra.  Alda Otoboni, ambas docentes do curso de Tecnologia em Alimentos na Fatec Marília; a colaboração de dois alunos do Curso de Medicina, Nathália Mendes Machado e Lucas Fornari Laurindo; e a colaboração de 3 pesquisadores internacionais, Anusha Bishayee e Anupam Bishayee dos Estados Unidos e  Carmela Fimognari da Itália. Parcerias como essas, só são possíveis graças ao bom relacionamento, a qualidade e a seriedade do trabalho desenvolvido pelos alunos e docentes da Fatec Marília.

Poder contar com instituições públicas de ensino com a excelência da Fatec Marília é outro privilégio, ainda pouco explorado pela nossa região. A faculdade está aberta tanto a potenciais alunos quanto a pequenas e grandes empresas que tenham interesse em conhecer as pesquisas realizadas e a firmar parcerias para futuras pesquisas.