Fatec Marília firma parceria inédita com Projeto Doce Futuro para realização de pesquisa científica sobre o mel de abelhas nativas sem ferrão

Publicado em: 27/04/2023

O acordo de colaboração entre a Fatec Marilia e o Projeto Doce Futuro prevê a realização de atividades de pesquisa científica sobre o mel produzido pelas abelhas nativas sem ferrão cultivadas no meliponário do distrito de Padre Nóbrega. As atividades de pesquisa incluem análises físicas, químicas e microbiológicas em amostras de mel recém-coletadas e ao longo do processo de maturação, e provenientes de diferentes espécies de abelhas sem ferrão. Tais análises, conduzidas nas dependências dos Laboratórios de pesquisas da Fatec Marília, servirão como requisitos de identidade e padrões importantes para a garantia de segurança de consumo do mel e como base referencial para sua inspeção, permitindo sua comercialização oficial.

Os dados coletados servirão para a estruturação de ensaios e outros projetos de pesquisa acadêmica, além da publicação em eventos e revistas científicas, com o intuito de promover e validar o conhecimento, e de torná-lo público, expandindo as descobertas encontradas, e oferecendo, dessa forma, benefícios à comunidade acadêmica e à sociedade no âmbito da saúde global.

“O resultado servirá de base para artigos científicos que vão ajudar a ciência a entender a fundo as propriedades medicinais do mel das abelhas nativas brasileiras, considerada fármacos naturais”, explica o Coordenador de Reflorestamento da Doce Futuro, Fernando Garcia, em entrevista para o canal Marília Notícias (https://marilianoticia.com.br/marilia-ganha-frente-de-pesquisa-inedita-sobre-abelhas/).

Participarão deste projeto, os professores da Fatec Marília: Professora Doutora Flavia Vasques Farinazzi Machado - nutricionista, Professora Doutora Renata Bonini Pardo - veterinária e Professora Pós-Doutora Juliana Audi Giannoni -engenheira agrônoma, e os alunos do curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Fatec Marília: Ana Valeria Brazini, José Vitor Silva, Luana Quirino Gonçalves e Tatiele Mayara da Silva Oliveira. Em contrapartida, os voluntários da Associação Doce Futuro oferecerão ao grupo de pesquisa cursos teóricos e práticos sobre a criação de abelhas nativas, técnicas de produção e extração do mel, bem como a importância da conscientização ambiental e da preservação de abelhas nativas sem ferrão, oferecendo aos estudantes participantes a oportunidade de ocuparem um espaço social de maneira responsável, formando-se e entendendo-se como multiplicadores de informação.