MARILAN E FATEC MARÍLIA DÃO INÍCIO AO PROCESSO DE PARCERIA

Publicado em: 28/03/2024
MARILAN E FATEC MARÍLIA DÃO INÍCIO AO PROCESSO DE PARCERIA

Em uma reunião recente entre o Prof. Marcel Santos, coordenador do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma, o Gerente Sênior de Transformação Digital, Rogério Mendes, e Marina Bretas, Gerente Sênior de RH, foram delineados os primeiros passos para uma colaboração estratégica entre a Fatec Marília e a Marilan.

O Prof. Marcel Santos detalhou os projetos em andamento no curso de DSM, destacando especialmente o uso de metodologias ágeis e aprendizado por projetos. Essas abordagens visam resolver problemas e enfrentar desafios reais, enquanto promovem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação, trabalho em equipe, autogestão e protagonismo do aluno.

É relevante ressaltar que, além das competências profissionais, os graduados pela Fatec Marília têm um conhecimento sólido em questões de sustentabilidade e responsabilidade social, cultural e étnico-racial, bem como em ações de preservação e educação ambiental.
A parceria com a Marilan envolve a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de soluções para todas as áreas da empresa, considerando a presença da tecnologia em todo o processo produtivo. Essa experiência amplia a formação extracurricular dos alunos, proporcionando uma compreensão mais ampla do ambiente corporativo.

Essa abordagem de ensino, aliada às parcerias com empresas locais, é altamente inovadora e distinta em relação aos cursos tradicionais, inclusive na área de tecnologia. Além disso, o curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma se destaca por dedicar mais de 83% de sua carga horária a disciplinas de TI, uma característica única na região. Esse diferencial não só especializa os alunos em desenvolvimento web e dispositivos móveis, mas também oferece microcertificações e certificações intermediárias, permitindo a emissão de badge a cada semestre, conforme as disciplinas são concluídas.

Por meio do programa Fatec Marília EmpreendiTech, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em projetos reais, alinhados às demandas das empresas parceiras, o que os aproxima ainda mais do ambiente profissional. O principal objetivo é fornecer uma formação qualificada, com experiência prática, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, além de propor soluções para os desafios enfrentados pelas empresas parceiras.