Pai do formando em Alimentos Ítalo Augusto L. F. da Silva, Sr. Cícero Félix da Silva, escreveu um depoimento sobre o papel da instituição Fatec Marília em promover a inclusão e a diversidade

Publicado em: 22/09/2023

Na formatura da 30º turma de Alimentos da Fatec Marília, o Sr. Cícero Félix da Silva, pai do aluno formado Ítalo Augusto Lima Félix da Silva, fez um discurso muito emocionante e especial, o qual, destacou o trabalho da instituição na formação superior do seu filho, bem como, as pessoas que participaram como professores e alunos neste papel tão importante que compreende o direito à inclusão e acesso à educação superior.

Eu e minha família nos aproximamos dessa Instituição a partir do ingresso de nosso filho Ítalo Augusto no Curso de Tecnologia em Alimentos. Estávamos no início de uma pandemia e não sabíamos o que iria acontecer com nossas vidas. O Ítalo insistiu muito em participar do processo seletivo, visto que as aulas seriam online e assim ele se sentiu mais protegido. E foi se integrando gradativamente no ambiente universitário.

À medida que o curso ia avançando, os desafios foram surgindo e, destaco aqui a atenção que a Direção, Coordenação e Professores nos deram, todas as vezes que necessitamos de buscar apoio, orientações, alternativas e meios para que as barreiras fossem vencidas.

O ambiente da Fatec sempre nos transmitiu segurança e isso foi fundamental para a permanência do nosso filho no curso. Contamos com atendimento pedagógico diferenciado e adaptações de atividades avaliativas. A FATEC atendeu à legislação brasileira de inclusão e manteve adaptações razoáveis destinadas a garantir condições para o desempenho acadêmico do Ítalo. Destaco aqui o olhar diferenciado de alguns professores como a Renata, a Juliana, o Marcelo e a Priscila. Estes não mediram esforços para que pudéssemos usufruir do resultado celebrado hoje.

Esse movimento integrou todos os demais professores no mesmo propósito, bem como os colegas de turma, e, aqui, menciono a contribuição impar da Teresa. Quando se planta com amor, a colheita é abundante. Todos ganham. O TCC que os dois desenvolveram foi digno de louvor”.

Ao concluir, o Sr. Cícero destaca, em palavras sinceras, a importância da inclusão e diversidade como fundamentos essenciais para uma sociedade mais humanizada com base na educação.

Concluo essa fala, enfatizando que a pedagogia é uma ciência múltipla que trabalha diversas dimensões do processo de ensino e aprendizagem. Precisa ser inclusiva, porque consiste em compreender a condição humana, que é diversa em cada ser humano, e a partir da diferença, da diversidade, promover a inclusão e a permanência digna e humanamente qualificada de todos. É preciso cultivar a integração entre a Família e a Faculdade.

Parabéns, Equipe Fatec, continuem nesse propósito de olhar para seus estudantes com atenção, valorizando suas potencialidades, ajudando-os a superarem suas limitações. É esse o modelo de educação que nosso país e nossa cidade precisa. Educar é um ato de amor, de respeito e somente por meio da educação é que poderemos mudar para melhor as pessoas, as relações e as organizações. Parabéns a todos os formandos e seus familiares”.