Parceria entre Fatec Marília e Ambiente de Inovação Connect impulsiona ecossistema tecnológico na região

Publicado em: 28/02/2024

Em um encontro significativo para o avanço da inovação e do empreendedorismo na região, o Prof. Marcel Santos Silva, coordenador do Curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Marília, representando a Diretora, Profa. Cláudia Cristina Teixeira Nicolau, esteve na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) para uma reunião com o Presidente da ACIM e CEO do Ambiente de Inovação Connect, Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
O encontro teve como pauta principal a apresentação das ações realizadas pelo Ambiente de Inovação Connect, bem como a discussão sobre o progresso da parceria entre a ACIM e o Centro Paula Souza, no qual a Fatec Marília se destaca como protagonista no desenvolvimento de um projeto piloto.
A apresentação contou com a participação de Miquelle Cardoso, membro da equipe executiva do Connect, que destacou o propósito da iniciativa, seus parceiros estratégicos, eventos já realizados e o processo de aceleração de startups.

Segundo Carlos Jorge, o programa de incubação do Connect conta atualmente com mais de 100 empresas em diversos estágios de desenvolvimento, oferecendo trilhas de capacitação e suporte para o crescimento dessas startups. Ele ressaltou que o programa, realizado inteiramente online, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, proporciona uma abrangência nacional facilitada.

Para a Diretora Cláudia Nicolau, essa parceria reitera a relevância da Fatec Marília na formação de profissionais qualificados e na criação de um ambiente propício à inovação, gerando ideias que se materializam em produtos e serviços nas áreas de Gestão, Alimentos e Tecnologia da Informação. Ela expressou a gratificação da instituição em contribuir ainda mais para o fortalecimento do ecossistema de inovação na região de Marília, que se projeta para o futuro.
O Prof. Marcel Santos destacou que, com a implantação do Curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma, a Fatec Marília agrega a qualidade do ensino tecnológico já consolidado nos cursos de Tecnologia em Alimentos e Gestão Comercial à área de Tecnologia da Informação. Ele enfatizou que a abordagem prática e voltada para o mercado inova consideravelmente o cenário tradicional, rompendo paradigmas ao incorporar as demandas das empresas ao ambiente acadêmico. O curso de DSM traz essa inovação, fortalecido por parcerias já estabelecidas e, agora, integrado ao Ambiente de Inovação Connect, direcionará as ideias e projetos desenvolvidos pelos alunos, tanto de DSM quanto dos demais cursos.

O processo de formalização da parceria encontra-se em estágio avançado, com ações já em andamento, incluindo o agendamento de visitas técnicas dos alunos ao Ambiente de Inovação, bem como a participação da ACIM em eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos planejados para este primeiro semestre de 2024, como a 1ª Conferência sobre Software Inteligente e Aplicações de Aprendizado de Máquina (CSIAAM), prevista para o final de junho.