Projeto do Curso de Alimentos sobre plantas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) é destaque em reportagem na TV Record.

Publicado em: 11/04/2023

A Professora Pós Doutora Juliana Audi Giannoni, da disciplina de Toxicologia em Alimentos, explica que as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são mais comuns do que imaginamos, sendo conhecidas até hoje como mato, plantas daninhas e plantas invasoras, e, comenta-se, que há muitos anos eram consumidas normalmente por nossos avós. Com o passar do tempo foi caindo no esquecimento e, atualmente, começaram diversas pesquisas sobre este tipo planta, principalmente, devido aos seus altos valores nutricionais, colocando seu uso dentro da gastronomia, em que diversos restaurantes as utilizam para o desenvolvimento de pratos específicos.

A Fatec Marília, juntamente com os alunos do curso de Alimentos, mantém de forma sustentável uma horta PANC na própria instituição, para o desenvolvimento de alimentos no Laboratório de Processamento de Alimentos da faculdade, onde os alunos, através de projetos e pesquisas, desenvolvem alimentos à base de PANC, como bolos, biscoitos de polvilho, sucos, geleias, entre outros produtos. Destacamos, em especial, a recém-formada em Alimentos, Débora Batista dos Santos Alves, que durante o curso desenvolveu uma geleia de Hibiscus que ganhou o Prêmio Sabor no Concurso de Gastronomia PANC realizado na Estância Vale da Graça em Vera Cruz, destacando seus valores nutricionais como propriedades antioxidantes, diurético, entre outros benefícios. Outros alunos que também participaram foram Teresa Cristina Sturnik e Ítalo Augusto Lima Felix da Silva que ganharam o Prêmio Originalidade com o biscoito nutritivo de polvilho com ora-pro-nóbis.

Confira toda reportagem através do link https://recordtvpaulista.com.br/portal/noticia/33513#contentcom