“Projeto Fatec Marília100%”. Projeto interdisciplinar da Fatec Marília, entre os cursos de Alimentos e Gestão Comercial

Publicado em: 13/09/2023

Projeto realizado no primeiro semestre de 2023, com a participação dos alunos do 4º termo do curso de Tecnologia em Alimentos e 5º termo do curso de Gestão Comercial da Fatec Marília. Teve por objetivo desenvolver um projeto que colocaria em prática conhecimentos acadêmicos entre os cursos, realizado por meio de disciplinas que abordavam desenvolvimento de projeto de aproveitamento de alimentos que seriam descartados, como opções de baixo custo e altamente nutritivos; e disciplinas que desenvolvessem um parâmetro comercial sobre os produtos desenvolvidos, como pesquisa e ações de comunicação, desenvolvimento de uma marca, nome e produção fotográfica para fins de ações de propaganda.

O Brasil alcançou uma produção suficiente para alimentar 1,6 bilhão de pessoas em 2021 e, nesse mesmo ano, a indústria de alimentos faturou R$ 922,6 bilhões, um aumento de 16,9% em relação a 2020. Num paradoxo chocante, 33,1 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave. Em outras palavras, 15,5% da população brasileira passa fome todos os dias (Piccolotto, 2022).

Diante desse quadro, o “Projeto Fatec Marília 100%” teve como objetivo elaborar um produto alimentício a partir de matéria-prima que seria descartada com a participação dos alunos do 4º termo do curso de Tecnologia em Alimentos e desenvolver um projeto de publicidade e propaganda da comercialização do produto final com os alunos do curso do 5º termo de Gestão Comercial.

Alunos dos dois cursos da Fatec Marília interagiram em sete grupos que estudaram novos produtos alimentícios desenvolvidos a partir de matérias-primas que seriam descartadas, e criaram a publicidade desenvolvendo marca, cores e produção fotográfica, juntamente com pesquisas dentro da área

comercial, trabalhos desenvolvidos dentro da disciplina de Publicidade e Propaganda.

Trabalhos interdisciplinares demonstram que mesmo sendo cursos e disciplinas diferentes, acabam por colocar situações em que cada área do conhecimento atua de forma conjunta. Quando colado situações desafiadoras e cases que simulam objetivos reais como no mercado de trabalho, consequentemente, os alunos buscam pesquisar, compreender situações e resolver problemas de forma conjunta, ou seja, colocam todo aprendizado em sala com base em diversas disciplinas para um nível real e prático, buscando agir de forma eficaz.

Com o conhecimento adquirido em aula, interligando todos os níveis de pesquisa e ações conjuntas sobre uma perspectiva real em um mesmo projeto, que necessita de atuações em diferentes áreas em que compreende desde o desenvolvimento até a divulgação para comercialização, os alunos colocam de forma acadêmica o conhecimento para alcançar resultados coerentes ao desafio proposto pelo projeto.